domingo, 30 de outubro de 2011

CRÍTICA - Ninguém Além de Você

POUPOUPIDOU / GERÁLD HUSTACHE-MATHIEU / FRANÇA / 90 MIN.
--

Filmado na região mais fria da França, conhecida como "pequena Sibéria", Ninguém Além de Você é um filme policial divertido e sem grandes pretensões.

O escritor de romances policiais David Rousseau (Jean-Paul Rouve) vai até a região de  Franche-Comté receber uma herança deixada por um tio falecido recentemente. Preocupado com a falta de inspiração para um novo livro e vendo que não herdou nada de valor, tudo que ele quer é sair logo daquele lugar. Antes, porém, depara-se com um inesperado e estranho caso de suicídio de uma jovem celebridade local.

Curioso e buscando inspiração, decide investigar o caso por conta própria. É assim que passa a conhecer postumamente Candice Lecoeur, nome artístico de Martine Langevin (Sophie Qunton). Ela é uma jovem que parece reconstituir a mesma vida que teve Marilyn Monroe, como se fosse a reencarnação da atriz. Candice vivencia histórias semelhantes à da vida de Marilyn. Casos amorosos, ascensão na carreira, sedução de homens poderosos e outras coincidências, revivem em escala local as passagens da vida de Marilyn.

David se aprofunda nessas coincidências na vida de Candice ao leu seus diários, que ela se manteve escrevendo e colecionando desde a adolescência. Como filme policial, a trama não apresenta nenhuma novidade, preservando algum suspense e desdobrando pistas que levarão até a solução do caso, até então indefinido entre suicídio ou assassinato.

Pontuado com um humor suave, o filme tem o bom senso de rir de si mesmo. Esse alívio cômico declara uma saudável despretensão. É o que impede que o filme, em sua verve policialesca,  se traia ao cair no erro de se levar a sério demais, o que poderia resultar em um irrecuperável ridículo.

Da maneira como é levado, sustenta-se como boa obra de gênero, capaz de segurar a atenção e não cair na monotonia. Se a verossimilhança escorrega aqui e ali, e se o roteiro tem lá seus furos, nada disso atrapalha o prazer de assisti-lo.
--

1 comentários:

  • Anônimo says:
    1 de fevereiro de 2013 às 15:49

    Amei este filme, é encantador.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.