sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NOTÍCIA - Morre Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Em consequência de complicações decorrentes de um câncer, faleceu na tarde desta sexta-feira, às 13h00, Leon Cakoff, criador e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ele estava internado há duas semanas no Hospital São José, em São Paulo. O velório acontecerá no MIS (Museu da Imagem e do Som), das 17h00 de hoje até o meio dia de sábado.

Cakoff, que lutava contra o câncer desde 2002, foi o fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1977. O evento, que começou pequeno no MASP – Museu de Arte de São Paulo – com apenas 17 filmes, cresceu e no ano passado exibiu cerca de 400 produções do mundo todo em mais de 20 salas, durante duas semanas.

Nascido na Síria, em 12 de junho de 1948, veio para o Brasil aos oito anos de idade. Casado há 22 anos com Renata de Almeida, que agora dirige a Mostra, Leon Cakoff é sempre lembrado pelo embate com a ditadura militar. Sua resistência, perpetrada através da Mostra, que exibia filmes que o regime proibia, é considerada heroica. O amor ao cinema, a perseverança em resistir e o desafio imenso de manter a Mostra, ano a ano, lutando contra adversidades políticas e financeiras são o legado de Leon Cakoff.
--

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.