quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CRÍTICA - Por Que Você Está Chorando?


POURQUOI TU PLEURES? / KATIA LEWKOWICS / FRANÇA, 2011 / 99 MIN.
--
Formatado como uma comédia picotada, este filme da francesa Katia Lewkowicz até consegue tirar boas risadas do público com seu humor neurótico. Não confundir claro, com o humor neurótico de Wood Allen dos anos 70/80. Aqui, este humor é muito mais direto, sustentado pela montagem rápida e desestruturado pela mesma montagem.

Arnaud (Benjamin Biolay) vai se casar em poucos dias. Ele passa a conhecer a família da moça, que é grega e não fala uma palavra em francês, exceto a mãe da noiva. Todo esse turbilhão de parentes, compromissos e preparação está se complicando, pois desde o início do filme a noiva (Valérie Donzelli) está sumida. Algo que é encarado até com alguma tranquilidade por todos. Mas há uma evidente dúvida no ar, uma insegurança dela em relação ao casamento.

Não há tempo para pensar. O filme caminha na mesma neurose que parece vivenciar a noiva sumida e sua numerosa e barulhenta família. Até que ela ressurge e temos a primeira surpresa do filme. Ela está finalmente decidida de que ama Arnaud de verdade e quer se casar com ele.

Vira o filme e seu registro. O ritmo diminui, a montagem desacelera. Agora é Arnaud que tem dúvidas sobre casar-se ou não. Parte dessa dúvida vem de uma garota que conhece e pela qual crê estar apaixonado.

Com uma frenética alternância de pessoas em cenas, com pouco tempo para ambientação dos personagens na tela, o filme caminha sem muita conexão com o expectador. O drama que surge na tela se faz pouco tocante e a narrativa se retarda mais do que devia, cansando demais com uma história que passa do ponto de ser solucionada.

Querendo fechar com alguma melancolia ou lição de amor, o filme não vai além da monotonia e falta de sintonia. Um trabalho fraco, um roteiro pobre e uma narrativa que não entusiasma.
--

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.